Com previsão de altas temperaturas, eventos por todo o litoral e expectativa de recorde de visitantes, o verão catarinense começa aquecido. Saiba o que muda, o que fazer e como se preparar para curtir a estação mais esperada do ano.
O verão 2025 deve ser marcado por temperaturas acima da média e sensação de abafamento, segundo dados da Epagri/Ciram.
Mesmo com o fim do El Niño, os meteorologistas alertam que as massas de ar quente e úmido ainda trarão dias de calor intenso e chuvas típicas de verão, com temporais localizados no fim da tarde.
“Será um verão de muito sol, mas com pancadas rápidas de chuva, principalmente no litoral e Vale do Itajaí”, explica um meteorologista da Epagri.
Quem pretende curtir as praias deve ficar atento também à radiação UV, que tende a atingir níveis extremos em dezembro e janeiro.
Turismo:
A Secretaria de Turismo de Santa Catarina estima um aumento de até 20% no número de visitantes em relação à última temporada.
Hotéis e pousadas de Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis e Itapema já registram ocupação próxima a 100% para o réveillon e o início de janeiro.
Os turistas do Mercosul, especialmente argentinos e uruguaios, voltam a ser presença marcante, impulsionados pelo câmbio favorável e pelas boas condições das rodovias de acesso.
Nada combina mais com o verão de SC do que frutos do mar frescos e boa gastronomia.
As festas e feiras típicas já estão marcadas no calendário, como:
Festival do Camarão (Governador Celso Ramos)
Fenaostra (Florianópolis)
Festa do Marisco (Bombinhas)
Festival de Verão de Balneário Camboriú (shows e gastronomia)
A culinária açoriana e os pratos à base de peixe e ostras seguem como cartão de visita do litoral catarinense.
O turismo ecológico ganha força: trilhas, cachoeiras e parques naturais são opções para quem busca contato com a natureza.
Destinos como Guarda do Embaú, Praia do Rosa, Ilha do Campeche e Serra do Rio do Rastro prometem encantar os visitantes.
Com clima quente, praias lotadas, boa gastronomia e natureza exuberante, o verão 2025 promete movimentar Santa Catarina.
Entre o agito do litoral e o sossego das serras, o estado oferece experiências para todos os perfis — de quem busca festa até quem quer descanso e contato com o mar.